CÂMARA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA - ES

Comissão discute com bancos vigilância armada 24 horas

Com o objetivo de discutir o Projeto de Lei n° 001/2018, que dispõe sobre a vigilância armada 24 horas nos estabelecimentos bancários no município de Boa Esperança, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final promoveu reunião com os gerentes das respectivas agências bancárias, na sala de reuniões da Câmara Municipal, às 13 horas desta segunda-feira, 05. 

Participaram da reunião os gerentes do Banco do Brasil, Elvis Ubiratã Felix; do Sicoob, Fávia Mauri e do Bradesco Késsuly Lopes Faben.  O gerente do Banestes Ivan Paulo Canal não participou do encontro.

De acordo com o previsto no artigo 1° do projeto de lei de autoria do vereador e presidente da Casa de Leis, Marcos Pereira dos Santos, o Marquinhos do Sindicato (PSDB), se aprovado por maioria simples, ou seja, mais de cinco votos, as agências bancárias Banestes, Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob serão obrigadas a contratar e manter o serviço de vigilância armada 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.

A Comissão composta pelos vereadores Cloves do Anjos (PRB), presidente, José da Paz (MDB), vice e Josil Sangiorgio (Podemos), como membro continua estudando o referido projeto, para posterior parecer e tramitação normal na Câmara.

O presidente do Poder Legislativo, Marquinhos do Sindicato participou da reunião e fez a defesa do seu projeto e solicitou que a mencionada Comissão aprovasse um prazo maior para a realização de uma audiência pública com o objetivo de ouvir a opinião da sociedade. 

Marquinhos disse que o projeto nasceu da solicitação de vários moradores que sentem-se inseguros ao fazerem saques e outros serviços nas agências após as 17 horas e nos finais de semanas e feriados.  O presidente ainda destacou como pontos importantes em defesa do projeto, a insegurança dos clientes que utilizam os caixas eletrônicos, e que com a aprovação do projeto os bancos iriam gerar mais empregos em Boa Esperança, dando oportunidade ao morador do município que esteja capacitado na área para uma pleitear uma vaga de trabalho nas empresas de segurança terceirizadas.

Por outro lado, os representantes dos bancos manifestaram-se contrários a aprovação do projeto, alegando que as respectivas agências já possuem uma estratégia e plano de segurança 24 horas, por meio de monitoramento com câmeras de vídeos e alarmes.  Informaram ainda que os investimentos em contratação de mais seguranças iriam aumentar os custos de manutenção das agências no município.

 

Data de Publicação: terça-feira, 06 de março de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Senador Eurico Rezende, n° 780 - Centro
Boa Esperança - Espírito Santo - CEP 29845-000


Telefone(s): (27) 3768-1380 e (27) 3768-2068
E-mail: cmbe@cmbe.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara:
Primeira e Terceira Quarta-feira de cada mês 12:00 às 18:00 horas.
Segunda a Quinta-feira: 12:00 às 18:00 horas e Sexta-feira: 07:00 às 13:00 horas.

Horário das Sessões:
As sessões ordinárias serão realizadas nas primeiras e terceiras quartas-feiras ou no dia subsequente, em caso de feriado, de cada mês às 15:00 (quinze) horas